Entrevista: Jornal Le Parisien (2007)

Com Vanessa Paradis, acontece como acontece com os americanos: uma hora de atraso, meia-hora para a entrevista e com condições estritas em anexo. “Fale só sobre música” instruiu sua comitiva. Em outras palavras, não há questões pessoais. Em qualquer caso, a jovem de 34 anos é velha o suficiente para chutar a bola em contato assim que você vai além do tema de seu mais recente álbum, o primeiro desde “Bliss”, em 2000. Então, vamos falar sobre “Divinidylle” para ser lançado em 3 de setembro, o bonito álbum de 35 minutos com 11 músicas criadas em colaboração com Matthieu Chedid, também conhecido como o cantor -M-, que está sendo promovido em Paris agora e de que temos uma prévia.

Quando você começou a pensar sobre este registro?
Depois da minha última turnê, minha vida, meu trabalho se acalmaram. Eu quis pegar o meu violão e sentir algumas músicas. Isso foi há mais de cinco anos atrás. Eu odeio dizer isso! É tanto tempo. Eu não sou rápida mesmo. O álbum começou de verdade quando eu comecei a trabalhar com Matthieu (Chedid).

Era inevitável que você fosse trabalhar com ele depois de sua colaboração em “Bliss”?
Não, porque eu quis ser ousada e fazê-lo por conta própria. O problema é que eu não fiz nenhum progresso. Trabalhei nas músicas pouco a pouco sem palavras. Elas nunca saíram do papel. Mas colaborar com Matthieu não é tão meticuloso quanto isso. Somos amigos de qualquer maneira (fora do trabalho). Ele me deu a sua opinião ao ouvir as pequenas coisas que eu tinha. Em seguida, seu pai, Louis Chedid, pediu-me para cantar para o musical “Le Soldat Rose”. Matthieu e eu começamos a falar novamente. Uma noite, ele começou um arranjo para uma música que eu tinha. Franck Monnet juntou-se conosco de novo e escreveu as palavras para “La Mélodie” praticamente na frente de nossos olhos. Lá e então, estava claro que íamos fazer o álbum juntos.

O que você gosta sobre Matthieu Chedid?
Eu amo o seu mundo. Não há nada opressivo. Matthieu é um bom ouvinte. Ele começou por me deixar falar. O ponto de partida foi as músicas que eu tinha trazido. Depois disso, ele me apresentou alguns amigos dele que eu poderia trabalhar: Brigitte Fontaine que escreveu uma canção, e o letrista Jean Fauque. Do meu lado, eu tinha co-escrito “L’incendie” com um amigo de longa data, Serge Ubrette. Eu também contactei Thomas Ferson, cuja poesia e humor que eu amo, e ele escreveu uma canção.

“Bliss” era muito pessoal, este parece menos centrado em você….
“Bliss”, falou, em especial, sobre a minha vida amorosa e o fato de ser mãe. E, em seguida, outras pessoas queriam ver um álbum tão íntimo. As pessoas sentiam como se colocassem suas próprias rotações em minhas músicas. Mas a minha vida é também apresentada neste novo álbum. “La Bataille” é sobre a confusão que você pode ter em sua mente. “Junior Suite” é sobre solidão. Por que o amor deve ser visto como se fosse mais íntimo do que a  tristeza e a depressão? Pessoas criam e recriam a vida de celebridades, um minuto eles querem saber, e, em seguida, eles não dão a mínima, porque há algo mais interessante que apareceu!

Coisas foram escritas sobre o lançamento deste CD, que foi adiado por causa da doença da sua filha…
Não é da conta de ninguém. Não foi eu quem escolheu falar sobre isso.

Isso chocou você?
Eu não quero falar sobre isso com você!

Também fala-se sobre o casamento com seu parceiro Johnny Depp…
Não.

Não há nada?
Não, e essa é a segunda vez que eu lhe respondo!

Você já está pensando em sair em turnê?
Será com a banda do álbum. Começamos a ensaiar em setembro. Eu quero fazer algo com amigos.

E sobre os filmes?
Há “La Clef” (de Guillaume Nicloux) que será lançado no outono. É um thriller com um monte de atores como Guillaume Cannet, Jean Rochefort. Eu interpreto uma garota sem sorte.

Você sentiu falta do público francês?
Você sabe, eu não passo todo o meu tempo nos EUA. Eu não estou completamente desligada da França. Depende da situação no momento. Idealmente, seria 50-50, mas isso depende das nossas agendas.

Então, você votou?
Não. Eu não sou uma pessoa muito política. Eu sei que é irresponsável, mas eu tenho outras coisas que ocupam mais importância na minha vida.

Voltar ao Topo Ir em baixo

 

Deixe um comentário

