Tradução: Mademoiselle, EUA (1992)

Paraíso Achado
A nova exportação da França, Vanessa Paradis, fala com Sally Wadyka sobre sua música, sua maquiagem – e sobre sua vida como um pássaro.
Sua grande estréia veio com 14 anos com o single pop “Joe le Taxi,” que subiu ao topo das paradas francesas. Paradis também tem sido uma atriz de cinema (ela ganhou o equivalente francês do Oscar por seu trabalho em 1989 com a filme Boda Branca) e trabalhou como modelo para Chanel. Nada mal para alguém qu só tem 20 anos. Em seu último ato, ela se juntou com o cantor/produtor Lenny Kravitz e lançou um álbum em inglês chamado Vanessa Paradis. Durante uma recente conversa com a jovem chanteuse, nós aprendemos algumas coisas que você não pega de só escutá-la cantar.

MLLE: Então, como é trabalhar com alguém tão famoso como Kravitz?
VP: Incrível. Eu aprendi muito com ele. Ele era, um tipo de diretor de filme para mim – o dirigido do jeito que cantei*.

MLLE: Nós entendemos que ele também escreveu as músicas. Como ele sabia sobre o que você queria cantar?
VP: Na verdade, nós não discutimos isso. Eu não tive que dizer, “eu quero cantar isso” ou “eu quero cantar aquilo.” Nós só passamos um tempo juntos, conhecendo um ao outro, e ele compreendeu.

MLLE: Mas você ainda sente que essas músicas são realmente suas? Que elas dizem o que você quer que elas digam?
VP: Sim, esse álbum é bem próximo de mim. Ele entrou dentro da minha cabeça e de meus pensamentos.

MLLE: E quanto ao o que está de lado de fora? Que tipo de imagem você está tentando criar para ir com o álbum?
VP: Eu não estou tentando dar uma certa aparência ou imagem. Eu só sou o que eu sou.

MLLE: Você brinca com a maquiagem para ressaltar sua imagem profissional?
VP: Claro, eu uso um monte de maquiagem quando estou trabalhando, mas se não for por isso eu tento fugir dela.

MLLE: Se maquiagem não é uma grande coisa para você, então o que você considera ser seus segredos de beleza?
VP: Me desculpe, mas eu não faço nada mesmo.

MLLE: Ah, vamos, mesmo? Nem quando o assunto é dieta ou se exercitar?
VP: Oh, eu não faço nada desse tipo! Meu único regime é beber água. E dormir o necessário.

MLLE: Tanto para segredos de beleza…e quanto à moda? Qu tipo de roupas você gosta?
VP: Realmente depende do que sinto vontade aquele dia, mas em geral eu gosto de roupas velhas. Como você diz? Vintage?

MLLE: Você comprou muito em lojas vintage quando estava em NY gravando seu álbum?
VP: Sim, eu compro em todos os lugares – NY, Londres, Paris. Mas eu achei meu item favorito em uma loja de segunda mão no Soho (em NY).

MLLE: Então nos diga, o que é?
VP: É esse incrível casaco velho, rosa e bege da Vivienne Westwood.

MLLE: O seu gosto para coisas antigas remete nos filmes também?
VP: Ah, sim, eu amo filmes em preto e branco – e eu realmente admiro a Marilyn Monroe. Primeiro, porque ela é linda, mas também pelo o que tem dentro. Ela era tão frágil, tão emocional.

MLLE: Seu novo comercial para a Chanel causou um belo rebuliço aqui. As pessoas acharam que era machista – a idéia de uma mulher estar em uma gaiola. Você ficou surpresa com essas reações?
VP: Eu não fiquei surpresa. A arte é suposta para ir para extremos. Mas, pessoalmente, eu não acho que esse comercial foi particularmente chocante.

MLLE: Deve ter sido difícil parecer tão graciosa enquanto usava aquele grande rabo de penas. Como foi isso?
VP: O rabo estava amarrado em volta da minha cintura e não era a roupa maisconfortável! Nós filmamos por 4 semanas, e eu a estava usando desde manhã cedo até 8 ou 9 toda a noite.

MLLE: Essa sua imagem de delicada, pássaro da Chanel contradiz sua outra imagem de cantora pop?
VP: Eu não acho que contradiz, porque esse imagem é só uma outra parte de mim. Eu sou uma cantora, mas eu também sou sofisticada às vezes. Eu uso Chanel. Eu sou todas essas coisas.

*Essa frase não faz muito sentido mas deve ser porque a Vanessa estava falando em inglês.

Deixe um comentário

