Tradução: Paris Match (23/09/1988)

Estudante e milionária: “Eu não acho que estou desperdiçando o meu tempo na escola. Mas eu podia ser persuadida a não ir mais. E se tivesse que escolher entre a minha carreira musical e a escola, eu não desistiria da música.” 

Duas músicas, dois sucessos (“Joe le Taxi”, um milhão e meio vendidos e No. 3 na Inglaterra, e “Marilyn & John”, No. 5 nas paradas francesas). Vanessa Paradis é uma milionária com 16 anos. Ainda assim, ela voltou à escola Fontenay-sur-Bois para continuar seus estudos. Ela nos explica como lida com essa situação paradoxal.

Você cantou o verão inteiro, mas aqui você está de novo marchando os passos escolares. Contente ou arrependida?
Os dois! Eu voltei para minha escola. Eu não tive escolha. Na minha idade, eu sou obrigada a continuar minha educação mas isso não me faz infeliz. Eu odeio matemática e adoro Francês. Este ano, eu escolhi a seção de literatura…

Mas no ano passado, você não gastou o seu uniforme escolar exatamente.
Eu sei que perdi muito. Certamente no segundo bimestre. Entre os programas de TV, as promos, e as festas, eu não estava na escola. Meu GPA foi desastroso. Então, eu decidi fazer o terceiro quarto realmente funcionar. Eu ajeitei tudo e assim consegui passar.

Depois de muitas desculpas!
Eu nunca fui tratada especialmente. No começo do ano, meus pais explicaram para a diretora que eu teria que faltar na escola por motivos profissionais. Ela foi compreensiva. Mas eu tive que trabalhar duro para apanhar o que perdi.

Todavia, você deve ter sido tratada como um alien.
No ano passado, pela primeira vez, entrar na escola, eu me senti que estava entrando em um palco. Tinha cinco mil alunos. Todos olharam para mim. Pelo menos foi assim que me senti. Demorou mais de 3 meses para eu me acostumar

No primeiro dia de aula, você estava sozinha na sua carteira?
Foi bem bizarro. Eles chamaram os nosso nomes em ordem alfabética. Eu estava no fim da lista, no fundo da sala. Quando a professora disse “Paradis, Vanessa”, todo mundo se virou. Eu não sabia o que fazer comigo.

Quem estava mais chocado, você ou a professora?
Eu, é claro!

Ela não notou que você estava aparecendo na TV?
Professores estão em seu próprio mundinho!

Você causa muita inveja entre seus colegas?
De vez em quando, tem meninas que percebem que poderia ser bom para elas ser conhecidas por ser minha amiga. Eu só realmente tenho cinco amigos de verdade. Eu conheci eles no ano anterior.

Você ganha muito dinheiro…
Eu acho que ganho muito, mas isso não me interessa muito.

Você não tem nem idéia de quanto? Deve ser muito mais do que os seus colegas de classe podem gastar.
Não.

Mas você é sem dúvida uma milionária.
É a minha mãe que lida com isso. O dinheiro que ganho está em uma conta em meu nome, bloqueado. Eu não me preocupo com isso. Eu posso tirar um pouco quando preciso. Tipo quando eu tenho que comprar um presente ou quando quero comprar roupas ou um CD.

Você acha que é um investimento maior estar em aula enquanto você podia estar participando de shows na TV que te fazem ganhar muito dinheiro?
Eu não acho que estou desperdiçando o meu tempo na escola. Mas eu podia ser persuadida a não ir mais. E se tivesse que escolher entre a minha carreira muscical e a escola, eu não desistiria da música.

Você não quis estudar em casa?
Oh, de jeito nenhum! Isso me faria diferente de todo mundo e eu não quero isso.

As pessoas te provocam?
Claro. Várias coisas são ditas sobre mim.

As pessoas dizem que você se acha?
Eu não acho isso. Me sinto a mesma de antes. Sou tímida, eu freqüentemente me vejo morrendo de vergonha.

Você pensa no que vêm à frente para as estrelas mirins?
Não. Tudo que eu me preocupo é o que vai acontecer amanha.

E se amanhã for o fim de sua carreira?
Se tiver que acabar um dia ela vai. Mas eu vou fazer tudo possível para que isso nunca seja o caso. Então isso não vai acontecer nunca.

Você ficaria infeliz se acontecesse?
Sim. Nada mais me interessa a não ser cantar e atuar. Eu não vejo o quê mais poderia fazer.

Deixe um comentário

