Tradução: Paris Match (23/10/1987)

A música francesa está rejuvenescida. Desde a era pop, nunca teve adolescentes e eles também nunca foram apresentados. Depois de Elsa (13 anos) e Charlotte Gainsbourg (15 anos), é a vez de Vanessa Paradis fazer a sua entrada no Top 50. Com “Joe le Taxi” (Etienne Roda-Gil/Frank Langolff), essa estudante destronou e é No. 1. Mas foi uma pequena menina, um reflexo de sua geração, que nossos repórteres conheceram.

Por algumas semanas tem tido várias pessoas sérias que te vêem como um fenômeno, e explicam isso falando que você é a nova Lolita. O quê você acha disso?
Lolita? Eu não entendo. É uma menina que se veste como uma mulher, certo? Eu não sou assim. Eu me visto como uma menina da minha idade.

Na verdade, uma Lolita é uma menina que fascina os homens com sua juventude. Uma menina-mulher, se você quiser. Você é um pouco assim, não é? Você canta com uma voz de bebê, e no palco, você se move como uma jovem mulher.
Quando eu estou no palco, eu canto para um público de 7 até 77 anos de idade. Para as avós, para as crianças. Eu não penso sobre um homem de 40 anos que tem uma ideia doentia, distorcida de mim. Isso não me interessa.

Todavia, você faz, ou alguém te faz fazer, um papel de uma jovem adolescente um pouco do lado disturbado. Nas suas roupas, no seu jeito de cantar. Na vida real, você tem uma voz bem menos de criança do que quando você canta.
Eu só faço o que quero. Eu uso as roupas que quero. Ninguém pode me forçar. Pare as revistas, hoje você vai ter uma informação interna – é a primeira ver que uso uma mini-saia!

Você não pode dizer que o seu corpo de bebê está separado do seu sucesso.
Mas eu não sou Sheila com rabo de cavalo. Coitada da Sheila. Que jeito ruim de ser lembrada, o rabo de cavalo e o resto. Quanto a mim, eu tenho jeans, vestido com laço, moletons. As pessoas não podem me trancar dentro de uma imagem.

Mas você vai crescer, você vai mudar, e alguns anos daqui para frente você não vai se assemelhar mais com a menina-mulher que está na moda.
Não!

Eu queria que você explicasse esse milagre.
Eu pareço jovem, isso é certeza, mas eu não tenho um truque publicitário, como maria-chiquinha. Eu não mudei a minha personalidade desde que eu comecei a cantar. Eu sou natural, não fabricada. Eu vou continuar assim. Quando alguém é fabricado, o tempo desse alguém é curto.

Mas você não vai ter 14 anos a sua vida toda!
Eu não quero ser uma adulta. Eu quero continuar assim. Quanto à minha aparência, eu não posso fazer nada, eu vou mudar, claro, mas eu gostaria de continuar assim na minha cabeça.

Assim, como?
Tendo o desejo de divertir a mim mesma, de me empurrar, de fazer o tanto de coisas que são possíveis.

Você não gosta de adultos?
Na TV, eu estou sempre ao redor de adultos. Desde que eu sou No. 1 no Top 50, eles não sabem o que dizer, eles me tratam com delicadeza. Eu poderia ter um tutor para me dar aulas, mas eu prefiro voltar para a escola quando ela começar de novo. Eu não quero só estar com adultos.

Para resumir tudo, você não quer crescer.
Eu não sei. Eu quero que as coisas aconteçam naturalmente, eu não quero nada na verdade. Eu não posso fazer nada sobre o que vai acontecer. Eu vivo de um dia para o outro. Eu tenho projetos mas eu prefiro viver a vida como uma aventura.

Você não acha que é um pouco nova demais para enfrentar o mundo do showbiz?
É verdade. O showbiz é cheio de pessoas astutas, corruptas que pensam que qualquer coisa é permitida. No momento, eu sou protegida. Eu não tenho que lidar com isso. Obviamente. Quando eu tiver 20 ou 22 anos, será necessário explicar para eles que eu não sou nervosa.

Você não tem uma vida muito normal para uma menina da sua idade.
Isso é falso. Além disso, isso é problema meu. Um outro dia alguém me atacou, uma DJ, eu acho, que disse que ser ela fosse a minha mãe, ela não ia me deixar entrar no palco e mostrar as minhas pernas. Eu queria dizer à ela: “Sua triste mulher, se olhe no espelho e se preocupe com as suas própria coisas!” Eu me faço feliz do jeito que quero. Eu odeio gente que quer espalhar sal nas minhas feridas.

Que feridas?
Eu sou frágil na minha idade. Felizmente, eu sou cercada de pessoas que deixam as coisas se revelarem normalmente. Em qualquer evento, eu sempre quis cantar. Isso era conhecido antes do tempo.

Quem sabia antes do tempo?
Não sei, para mim foi à muito tempo atrás! Quando eu era pequena, 3 ou 4 anos, eu estava na frente da televisão, por exemplo. Desde o momento que eu vi uma cantora, eu comecei a cantar, a dançar. Tudo mundo sabia na minha família. Eu sempre vivi em um ambiente um pouco artístico. Meu tio é um ator. Um dia ele ele me levou para conhecer um compositor. Franck Langolff. Ele não tinha a ideia de me fazer cantar, naquele momento, mas isso isso passou.

E o seus pais te deixam cantar?
Eles sabiam que era o que eu sempre quis fazer. Eles não se posicionaram contra mim. Eu tenho uma ótima relação com eles, eles são mais amigos do que pais.

Então tudo isso caiu no seu colo, para resumir…
Não. Eu não sou uma pirralha mimada. O dinheiro que ganho está bloqueado em uma conta para que eu poderei usar quando tiver 18 anos. Além disso, meus pais nunca me deram coisas inúteis. Quando eles me davam coisas eu tinha merecido elas.

Mas, no momento, talvez isso não é bom para uma menina da sua idade, todas as pessoas com quem você lida, o dinheiro fácil?
O quê você está pensando, o showbiz não é fácil! Você trabalha quando grava, isso não se faz por si próprio. Você gasta a noite inteira todas as noites! Durante o mês de agosto, ao invés de ter férias, eu trabalhei que nem louca.

Então você se sente um pouco explorada, talvez?
Isso é impossível. Tem sempre gente do meu lado. Eu vivo no mundo do showbiz envolta de uma bolha que ninguém é capaz de estourar.

Aí, você tem altas esperanças. Vai acabar estourando com certeza.
Não, eu sempre a terei.

Você tem certeza?
Sim. No começo, eu continuei a ir em escola pública. Pública, você me escutou? Desse jeito eu vejo todo o tipo de gente, de todas as classes. No começo, obviamente, era difícil, as pessoas me olhavam estranho.

E agora?
Agora acabou e eu tenho vários amigos. Mas eu nunca odiei voltar à escola do mesmo jeito que odeio agora. Eu vou pelo menos pegar o meu diploma, mas é um pouco irritante começar de novo, depois de tudo que eu passei no verão.

E os professores? Eles não estão um pouco irritantes, um pouco agressivos com você?
Sabe, os professores, eles não ouvem ao Top 50. Eles só escutam música clássica, eles não foram bem informados. Foi o diretor que contou para eles antes. Ele explicou tudo. Eles estavam bem calmos, tenho de dizer. Eles ficaram naturais.

Você tem a impressão de representar a sua geração?
É impossível representar a minha geração. Tem muitos grupos, muitos gostos. Até entre os meus amigos.

Aparentemente, pessoas da sua idade tem algo em comum: eles gostam do que você canta, eles compram o seu CD.
Talvez as meninas se identifiquem comigo. Mas elas podem se identificar com Elsa, Zaki, Charlotte Gainsbourg. Pessoas jovens se identificam com quem podem.

E se você não for mais para frente?
Vai ser dito que Vanessa Paradis deixou a sua marca! O 2º CD, talvez, faça menos sucesso, mas é com o 3º, com o 4º que verei o que quero. Estou de dedos cruzados!

Surpreende-me que a indústria do cinema ainda não está tentada com a sua carinha bonita…de te fazer um tipo de Lolita Francesa, por exemplo.
Você não vai descobrir nada.

O quê te impede em falar? O papel? Quem quer que você faça o quê?
Já que todos vocês querem saber, eu vou te contar que em qualquer época, eu não vou ter a intenção de posar nua na frente das câmeras! O resto é segredo do enredo. E realmente, o que conta é enredo. Você não parece acreditar em mim, mas sou eu que decido!

Considerando tudo, você é uma criança quando é para seu favor, e é uma mulher quando tiver vontade?
Sim, é um pouco assim. E daí?

 

Deixe um comentário

