Tradução: Elle, França (09/10/2000)

O amor lhe cai bem

Ela jurou que nunca iria falar sobre sua vida privada em suas canções. Mas a terna presença de Johnny Depp, seu companheiro, e o gorjeito de Lily-Rose, sua filha, dissolveram sua resolução. Vanessa Paradis canta sobre sua felicidade em “Bliss” (felicidade).

Ela é pequena e minúscula, sem maquiagem é como se ela estivesse sem defesa, e ainda, muito na defensiva. Vanessa Paradis lançou um novo álbum Bliss (Barclay), no qual ela fala sobre sua filha, seu homem, sua vida. Um CD muito pessoal onde, pela primeira vez, ela compõe músicas e escreve letras sozinha, ou com M. (Matthieu Chedid) ou com os artistas que são menos conhecidos, mas tão talentosos quanto, como Frank Monet, Didier Golemanas, e até mesmo Johnny Depp. Uma jóia de álbum, mas há um problema: como falar sobre este álbum que fala sobre nada além de sua vida privada, sem falar sobre sua vida privada?

Bliss significa felicidade perfeita, alegria, bem-aventurança. É este o seu estado de espírito hoje?
É uma palavra que eu aprendi recentemente, que tem um som agradável e que, penso eu, não tem um equivalente em francês. Para responder à sua pergunta, sim, “bliss”, é a felicidade perfeita, sim, é isso que este álbum tem tudo a ver, sim, que é o núcleo dos meus pensamentos e minhas canções. Mas eu tenho dias ruins, como todo mundo!

“Eu não compartilharei nada sobre isso com você”, você declarou na Elle, enquanto você estava grávida. Mas, Bliss, você fala sobre sua filha, seu noivo, sua gravidez, seu amor, e você mesma! O que aconteceu?
Desde o início, eu queria fazer um álbum muito pessoal. Fazer um álbum, é como o parto, é como lançar algo que você tenha ocultado em sua barriga. Este CD, muito egoisticamente, eu fiz para mim e para minha família, para que possamos ouví-lo em 20 anos, para dizer: isso, isso reflete aquele tempo em nossa vida. Eu queria que fosse um pedaço de vida. Como dizer honestamente a minha história sem abrir o meu diário pessoal, que era o meu grande problema. Era tudo mais complicado, porque a escrita não é o meu forte! Para ser honesta, sincera, mas modesta, foi difícil. Estas letras talvez não sejam brilhantes, mas pelo menos elas são verdadeiras.

Você que odeia falar sobre sua vida privada, você faz um álbum que fala sobre nada além de sua vida privada! Isso é um pouco paradoxal, não?
Sim, há um paradoxo entre a vontade de fazer um álbum para si e a obrigação de apresentá-lo a todos. Eu estou bem ciente que eu estou me cutucando no olho.

Tem-se a impressão de que você está tão feliz que você quer compartilhar com todos.
Quando você está apaixonada por uma pessoa boa, uma pessoa magnífica, você quer gritar aos quatro ventos. E talvez eu o faria, se ele não fosse alguém famoso. Mas, já é difícil falar sobre coisas íntimas com as pessoas próximas a você, assim com as pessoas que você não conhece, como jornalistas… Além disso, coisas que eu digo sempre ficam danificadas, deformadas, e depois eu me preocupo se eu falei demais.

Ao mesmo tempo, uma porta é aberta, certo?
Não. Mas, se você me fizer falar sobre a minha filha, é difícil para eu parar, porque esse é o meu tema favorito de conversa. Eu não quero falar sobre isso com todo o mundo, mas eu não quero passar por alguém de mau humor que esconde algo não tão belo.

Como você se tornou uma escritora, uma compositora?
Até agora, os meus álbuns foram sempre servidos para mim em uma bandeja de prata: eles propuseram músicas, eu as aceitei ou não. Com Bliss, eu queria estar nas raízes do álbum. Tudo é uma parte de mim, eu guiei os autores e os músicos com pequenas histórias sobre mim, dei-lhes exemplos, imagens, e depois, eles me deram sua poesia.

Por que M?
Quatro anos atrás, ouvi uma música de seu primeiro álbum que eu adorava, eu pensei que era uma menina. Liguei para minha gravadora para descobrir quem era, eles me deram o número dele, deixei-lhe uma mensagem, ele me ligou de volta, nos conhecemos, e bam! Começamos a trabalhar! Ele é muito talentoso, e mais, ele é gentil, generoso e legal.

Serge Gainsbourg, Lenny Kravitz, Patrice Leconte, agora, M. Tem-se a impressão de que você está sempre no lugar certo na hora certa para encontrar a pessoa certa.
Eu não sei se isso se diz em uma revista tão refinada quanto a Elle, mas, sim, j’ai le cul borde de nouilles! [“Minha bunda está cheia de macarrão”?? Provavelmente é uma gíria que eu desconheço]

Seu amado também compôs canções sobre Bliss, é como uma pequena empresa familiar?
Eu queria trabalhar no estado totalmente zen! Porque fazer música, é claro uma bênção, mas também é sofrimento. Você se doa, você diz a si mesmo: “Eu sou estúpida!” Para escrever a música “Que Fait la Vie?”, eu estava dedilhando sobre a minha guitarra, em vão. Os dias se passaram e eu tive a impressão de que eu estava desperdiçando meu tempo. Eu terminei por sentar em frente ao piano: eu toco muito mal, mas em uma hora, tive a melodia, um dom de Deus!

Precisamente, “Que Fait la Vie?” é uma música sobre mulheres contemporâneas…
Quem faz um milhão de coisas ao mesmo tempo. Minha mãe é para mim um exemplo maravilhoso. Ela trabalhou, ela nos criou, minha irmã e eu, manteve a casa, fez as coisas essenciais que você nunca percebe, ela sempre garante! Ninguém nunca está preocupado com ela e ela está sempre lá para tranquilizar a todos.

Você quer dar a mesma educação que você recebeu?
Sim, mesmo se eu tenho minha própria maneira de fazer as coisas. Fui criada de acordo com uma filosofia sublime: a disciplina, mas sem tabu ou rigidez, ao contrário escola que eu odiava. Meus pais sempre pediram minha opinião, fizeram-me responsável.

A canção “Les Acrobates” é uma declaração de carinho para seus pais e sua irmã, porque “Os Acrobatas”?
É raro ter os pais que vivem juntos depois de 30 anos e que continuam a olhar uns para os outros como eles fizeram no dia em que se conheceram. Ela olha para o outro como acrobatas: em todas as situações, eles são soldados, graciosos, círculo eles, eles circulam mas não tropeçam. É muito bonito. Quando eu duvido, eu me volto para eles.

Você viaja muito, onde você cria a sua filha?
No sul da França. Após seu nascimento, ela viveu muito no campo, nunca ficamos muito tempo nas cidades. O carrinho na calçada, eu estou com medo! Uma criança se sente muito melhor na grama, ouvindo o vento filtrar através das árvores e colecionando pedras.

Em que língua você fala com ela?
Falamos francês e inglês, ela entende ambos. Ela tem 5 meses de idade, ela fala, ela anda, ela canta, ela dança, ela corre… Ela é incrível. Eu nunca vi alguém tão fofa em toda minha vida, ela me faz derreter.

O bebê na canção “Firmaman”, é ela?
Sim, é muito egoísta, é para mim, não para as pessoas que a ouvem.

Mas eles vão ouvir!
Eu escrevi a música durante a gravidez. Quando eu gravei, minha filha estava lá, no estúdio, e voilà!

Mãe, ele é realmente o papel da sua vida?
Sim. É o amor absoluto, tudo é verdadeiro. Chegar em casa e ver as estrelas nos olhos da minha filha, eu nunca vivi nada tão forte. Todas as mães vão me entender!

Sua filha mudou você?
Um bebê, tudo muda para melhor. Você não é mais um casal, você não olha cara a cara, vocês olham juntos para o bebê. Você tem que colocar o seu egoísmo de lado, tanto mais que, nos primeiros meses, você não dorme, você não diminui o ritmo por um segundo. Eu, eu amamentei por muito tempo, tive a impressão de que eu era um peito viajante. Mas, ao mesmo tempo, adorei isso. Quando você se torna um pai ou mãe, você é obrigado a se tornar uma pessoa melhor. Quando você está cansado, de mau humor, quando suas costas doem, você tem que esquecer e alimentá-la. É fácil, porque, mesmo quando você tem um monstro sombrio, basta um olhar para a sua filha para ele passar.

“La Ballade de Lily-Rose,” você escreveu para o álbum ou para Lily-Rose?
Eu também escrevi enquanto estava grávida!

Você foi muito prolífica durante a gravidez?
Eu não tinha nada para fazer! Escrevi três músicas sobre a minha filha, como por acaso, foram as que vieram para mim mais facilmente.

Você canta muito para ela?
Ela adora! Devo mencionar que, durante a gravidez, muitas vezes eu tinha um violão na minha barriga! Hoje, ela é louca por ele!

Você escreveu a música “Saint-Germain”, com Johnny Depp. Como vocês dois trabalham juntos?
Não foi trabalho, não foi pensado, nós não dissemos: “Ok! Vamos escrever uma canção juntos”. Em um momento de relaxamento, ele dedilhou alguns acordes – ele era um músico antes de ser um ator – eu cantarolei sobre ele, e voilà!

Este CD é também uma declaração de amor?
Não… Sim… Talvez… Isso é um termo bastante alarmante. Digamos que eu queria escrever canções pessoais… Não quer dizer que sou eu quem as fez, mas porque é bom criar. É como uma refeição, o resultado é melhor se você fez isso sozinho.

“Você me perguntou ontem / A minha visão de felicidade / Cada dia é mais claro” você canta. Qual é a sua visão de felicidade?
É o meu homem, minha filha, e isso já é o suficiente!

Deixe um comentário

