Tradução: Le Figaro, França (Outubro de 2000)

Ausente da música desde 1993, Vanessa Paradis volta com Bliss, um álbum que é lançado na próxima terça-feira, antes de subir ao palco no Olympia em março. Uma morena para o filme Terry Gilliam que ela está filmando na Espanha e no qual ela atua pela primeira vez ao lado de seu “noivo”, Johnny Depp. Ao mesmo tempo, Vanessa Paradis promove seu novo álbum, que diz respeito baladas compostas com M, Frank Monnet, Alain Bashung, Golemanas, Langolff… e Johnny Depp. Ou isso envolve amor, felicidade, seu noivo Johnny, e sua filha Lily-Rose.

Um pouco sobre o filme com Terry Gilliam?
Eu mal comecei as filmagens. É uma adaptação totalmente insana da história de Don Quixote (The Man Who Killed Don Quixote) revisto por Terry Gilliam. Pela primeira vez eu atuo com meu noivo. Isso não é algo nós procuramos, porque nós protegemos a nossa vida. Mas neste caso não poderíamos dizer não.

Por quê?
Porque é um super script, um super diretor, e Jean Rochefort desempenha Don Quixote! E depois há o fato de que não temos que fazer malabarismos nos nossos horários para que possamos ter a certeza de estarmos juntos. Ao mesmo tempo, é bastante alarmante atuar frente ao amor da minha vida.

Bliss, o título de seu álbum, significa felicidade total. É que o seu estado de espírito no momento?
É mais complexo. Pela primeira vez, não há uma palavra em língua francesa que é tão bonita quanto essa. Você pode traduzir como felicidade total, como a felicidade perfeita, ou o melhor dos melhores que você pode sentir. Eu sou feliz!

Johnny Depp participou na elaboração do disco, junto com sua filha, Lily-Rose. Mais medo em falar sobre sua vida privada?
Você pode dizer isso! É verdade que eu não gosto de falar sobre a minha vida com a imprensa, mas este álbum fala apenas sobre a minha vida. É óbvio que é muito contraditório. Estou perfeitamente consciente de que eu estou abrindo meu jardim secreto um pouco para todos. Mas havia algo em mim que me empurrou para fazer todas estas canções como um álbum de fotos, um reflexo da minha vida que eu queria mostrar.

É você que ligou para M (Chedid) para participar no processo de composição?
Sim. Eu tinha ouvido um pouco de seu primeiro álbum, e eu adorei! Na época, eu estava pesquisando. Eu sabia que não poderia fazer um álbum sozinha. Ao mesmo tempo, eu preciso de pessoas talentosas, mas especialmente talentos reais, belos e humanos. Eu não teria ido atrás de pessoas super-talentosas que teriam sido horríveis para trabalhar. Com Mathieu, nós nos demos muito bem. Ele é alguém muito pé no chão, engraçado e talentoso, como Franck Monnet e todos os que trabalharam no álbum.

Você participou na escrita, a composição, os arranjos, a produção… É tipo como o seu segundo filho?
Eu não deixei nada ser feito sem o meu pequeno toque pessoal! Eu queria que este álbum fosse muito pessoal e eu não queria escapar. Talvez seja um pouco egoísta, mas, apesar de tudo, é meu álbum. Para os outros, eu estava contente em apenas escolher as músicas e cantá-las.

Você compôs algumas peças. Você não era conhecida como uma musicista.
Eu não vou exagerar em nada. Toco piano com três dedos e o mesmo com a guitarra depois de dois anos, e não todos os dias! Eu toco muito mal, mas é o suficiente para escrever músicas! É apenas mais difícil. Eu refino a música na minha cabeça.

Notavelmente, Johnny Depp compôs uma bela canção jazz, “Saint-Germain”.
Isso não foi calculado. Para a música “Bliss”, eu tinha começado o refrão e eu não conseguia ir mais longe. Pedi-lhe ajuda. Com “Saint-Germain”, aconteceu por acaso. Ele tocava o violão, eu cantei algumas notas e… se tornou uma canção.

Ele a incentiva?
Muito. Ele tem mais confiança em mim do que eu mesma. Ele me dá asas!

Seu último esforço musical, sua turnê, foi em 1993. Por que a longa ausência?
Saí para o mundo dos filmes, porque eu precisava respirar. Eu nunca deixei a música antes, e ela nunca vai me deixar, mas sim todas as armadilhas que vem com ela. Eu não estava participando de shows e música ao vivo. Que sufoca-me um pouco. O filme, que é um trabalho ideal, confortável entre você entrar em outra pele, você dizer palavras de outra pessoa… você se esquecer da sua vida e é realmente como umas férias!
Lembro-me que, durante as filmagens de Elisa, eu tinha feito ótimo trabalho, com pessoas incríveis, que eu não queria voltar e fazer outro CD. Eu tomei meu tempo, fiz outros filmes. E, um dia, eu estava louca para voltar. Isso levou três anos. Deve ser dito que eu não trabalho todos os dias e que tive um bebê!

Você dedicou a ela a sua “La Ballade de Lily-Rose?”
Eu tinha composto a música quando eu estava grávida. Quando eu disse a mim mesma que faria uma linda canção de ninar para ela, a letra veio com muita facilidade. Eu sei que não é uma canção extraordinária, mas é o que eu queria. Para as outras letras, eu disse a mim mesma que não são fabulosas, mas eu não tenho do que me envergonhar delas, eu as fiz com muita honestidade e eu as defendo. As outras eu não conseguia suportar, eu pedi a outras pessoas para escrever.

A canção “Commando” é um pouco violenta. É isso que você queria?
O título faz você pensar em uma luta, uma guerra, mas não é assim. É uma canção que agarra todas as idéias deste álbum, que é a “quadrilha” do amor, a solidez de uma família e amizade. Algo indestrutível…

Você se sente mais serena, menos cautelosa em relação à imprensa ou a mídia?
Eu ainda não quero falar muito sobre os detalhes da vida pessoal, mas quando você está feliz, é difícil não falar sobre isso.

Quaisquer outros projetos?
Estou levando-os lentamente, minha vida pessoal vem em primeiro lugar. Mas eu gostaria de fazer teatro, que deve ser muito forte e vivo. Uma peça clássica ou uma peça contemporânea, eu não sei. Eu preciso de um raio!

 

Deixe um comentário

