Tradução: The Courier-Mail, Austrália (Abril de 2000)

A garota na gaiola dourada
“Se eu for ruim, todo mundo vai sair do cinema” – Vanessa Paradis pode certificar o apogeu e a sarjeta de ser uma celebridade.

Para esta última visita aos Estados Unidos – para lançar faixas para um novo álbum – ela é chamada sobre os mesmos truques de paparazzi que ela tem usado desde que a fama foi empurrada para ela há 14 anos.

Estes dias, no entanto, há um calor extra na forma do parceiro do Paradis, o ator bad Johnny Depp, que no ano passado foi pai de uma menina, Lily-Rose Melody, com a atriz-que-virou-modelo-que-virou-cantora-e-virou-atriz novamente. Paradis revelou recentemente que ela terá um segundo filho com Depp.

Paradis se mantém simples – e segura. Enfurnada em um hotel luxuoso no Sunset Strip, ela fez check in como Madame Nelson, se veste discretamente para evitar chamar atenção para si mesma (um movimento corajoso em Los Angeles) e ela mantém um publicitário conosco ouvindo à distância para interferir em assuntos indesejáveis ​​- principalmente sua relação com Depp.

Por causa de aversão recém-descoberta de Depp de LA e sua cultura da celebridade, a família passa a maior parte do seu tempo em Paris.

“Nós temos uma vida boa lá,” diz Paradis. “Você faz preparativos para sair, ou evitar ser visto, mas você tem mais liberdade para viver a sua vida.”

“E nós somos bons um para o outro. Eu não tenho certeza que inspiramos um ao outro no nosso trabalho, mas nós nos ajudamos, e isso é importante. Nós somos melhores amigos, e você nunca vai deixar o seu melhor amigo, não é? Você nunca irá magoar o seu melhor amigo.”

O nascimento de sua filha consideravelmente mudou a paisagem, especialmente na forma como ela e Depp prioriza.

“A vida nasceu quando ela entrou em nossas vidas”, diz Paradis. “A vida real. Eu não posso vir com uma frase poética como “raio de luz”, mas é melhor coisa do mundo. É incrível o quanto de amor isso te dá – e que você dá de volta.”

“Você tem que ser menos egoísta porque esta pessoa precisa tanto de você e conta com você. Mas não é doloroso colocar-se de lado. Este pequeno anjo aparece e um simples olhar pode apagar sentimentos ruins, qualquer mau humor ou problemas.”

Enquanto ela fala com carinho da família, Paradis diz que ela e Depp “dão um ao outro bastante espaço. E nós somos muito respeitosos com o outro.”

“Eu amo minha vida”, sorri Paradis, pegando jujubas de uma grande e cheia tigela. “Eu não posso acreditar na minha vida.”

Nem pode um exército de depreciadores que, durante a fase pop adolescente de Paradis – que entregou um infectuoso mas fundamentalmente irritante estrondo europeu chamado Joe le Taxi – iniciou um assassinato de uma personagem de 13 anos, espumante e de olhos arregalados.

“Todo mundo odiava a minha coragem”, “aradis diz. “As pessoas começaram a reagir de uma maneira realmente muito má, e foi realmente desproporcional a quem eu era, e ao que eu estava fazendo – esta adolescente cantando esta canção bonitinha.”

“Mas eu sou grata por aqueles horríveis três anos, embora tenha sido um período desagradável.

Paradis riu por último, no entanto. E ela continua a rir. Seu perfil, amado ou detestado – isso não importava – lançou Paradis a um lucrativo contrato de modelo com a Chanel, como o rosto do perfume Coco, em 1991. Para a campanha, Paradis apareceu, famosamente, como um pássaro em uma gaiola dourada.

Paradis também gravou um álbum com o falecido Serge Gainsbourg, e em 1992, Lenny Kravitz – ainda no modo flashback em 1960 – foi moldando um disco de rock retro para a chanteuse.

“É estranho, às vezes, quando eu penso sobre isso”, diz ela. “Talvez eu não mereço tudo o que aconteceu comigo, porque tantas pessoas pessoas maravilhosas interesse em mim, compartilharam seus trabalhos comigo, e criaram coisas comigo.”

“Eu penso: ‘Por quê?’ Deve haver uma razão para isso. Eu devo ter talento em algum lugar, mas eu realmente acho que eu sou umas das pessoas mais sortudas do mundo. Há algo em mim que as pessoas gostam. Algumas outras pessoas odeiam.”

“Tanto faz. É sorte, vida e agarrar o seu destino. Eu acredito que a sorte passa na frente de você. Se você não pegá-la, ela só vai passar. Eu acho que eu fui capaz de colocar de lado as porcarias e pegar as coisas boas.”

O período da Chanel, Paradis diz, “Foi publicidade, basicamente.” Mas foi também o pagamento da sua estrada no inferno em Joe Le Taxi.

“Você está falando sobre vender coisas. Isso é totalmente uma coisa de imagem – como eu me vestia, o que eu representava, e quantos álbuns eu vendi. Então, o que você está realmente dizendo é: ‘Se você comprou o álbum, talvez você compre o perfume.'”

“A razão pela qual eu fiz isso foi porque eles me deram um monte de dinheiro. Simples assim. O resto é muito mais complicado.”

“Por que Serge Gainsbourg escreveu um álbum para mim? Por Lenny Kravitz quis trabalhar comigo? Eu não sei o que é. Tem a ver com o que eu faço – e o que eu não faço.”

Estes dias, Paradis faz filmes. Ela se virou para o cinema, com diferentes graus de sucesso, para escapar das pressões de sua carreira musical, mas só começou a ganhar forma com sua segunda tentativa Elisa (1995) ao lado de Gerard Depardieu.

“Eu ficava constantemente surpreso com a força que ela exalava,” disse Depardieu. “Ela tem tudo para ser uma grande atriz.”

A avaliação de Depardieu se deu no filme mais recente de Paradis, The Girl on the Bridge/La fille sur le pont, no qual ela interpreta uma mulher infeliz que é tomada sob a asa de um atirador de facas circense (Daniel Auteil). Paradis carrega o filme com paixão e coragem em uma história de mudança de sorte e almas gêmeas.

The Girl On the Bridge abre com um monólogo de seis minutos no qual Paradis dirige uma gama de emoções – tudo com uma calma discreta, e uma lágrima à disposição. “Oito páginas de texto,” Paradis suspira sobre a cena. “Eu estava apavorada: se eu for ruim, todo mundo vai sair do cinema.”

Ela implorou ao diretor Patrice Leconte para cortar a cena. Ele disse que não, e a mandou aprender suas falas. “Se tornou meu problema”, diz Paradis. “Eu tive que fazer isso que ninguém está entediado, e eu não estou exagerando.’(meio sem sentido, talvez por ela estar falando em inglês)

Atuar, Paradis diz, apresenta desafios agradáveis. “Ser tão natural quanto você pode ser, para que você pareça como se você estivesse atuando, mas ao mesmo tempo, tentando ser outra pessoa enquanto mantém um palpite de si mesma… é uma coisa difícil.”

“Isso é o que eu quero fazer. Eu não acredito que os filmes são feitos para que você possa assistir-se na tela. Esse não é o sentido.”

Seu mais recente empreendimento é um retorno à música. “Eu estava cansada da indústria da música quando eu parei há oito anos atrás”, diz Paradis. “Eu tinha ido de uma menina louca de 14 anos de idade para uma mulher louca.”

As sessões de Kravitz, ela se lembra, eram severas. “Foi duro, trabalho duro. Eu estava aprendendo inglês, eu estava trabalhando com um produtor americano e um engenheiro americano em Nova York, longe de minhas raízes.”

Desta vez, Paradis está no comando. Ela está escrevendo e produzindo em LA. “Meu coração está nisso, então é hora”, diz ela. “O gosto geral seria pop rock. Essa é uma descrição bastante básica, eu sei. Pop rock poderia ser tudo e nada.”

“É difícil para mim falar sobre isso ainda porque está dentro de mim, e eu não tenho certeza de onde está indo” Ela ri: “Assim como eu, realmente.”

Deixe um comentário

