Tradução: TGV Magazine

Já havíamos publicado a capa do mês de junho da revista TGV, que é distribuída nas estações de trem da França. Agora confiram a nossa tradução e os scans abaixo.

1 2 3

4 5 6

Vanessa Paradis Good Vibes

40 anos em dezembro, uma nova vida bastante comentada na mídia, um novo álbum, Love Songs, que fala evidentemente do amor… reecontro com uma ícone do pop, tão afável como secreta.

Qual é o segredo para uma entrevista bem sucedida com você?
Ter a capacidade de ouvir. Vir com perguntas sinceras que vem de você, se possível, e não de seu chefe. Algumas entrevistas não acontecem como eles devem. Eu posso sentir , mas como analisá-las? Nós nunca sabemos da vida das pessoas quando nos encontramos, quando falamos. Às vezes, eu falo com alguém que tem ideias muito específicas sobre o que eu tenho que responder. Então, eu me fecho como uma ostra, e nada sai. Isso é estúpido, não é? Uma entrevista não é uma psicanálise. Quem quer fazer uma psicanálise na frente de todos?

Então você não gosta destes momentos?
Eu não gosto, mas eles são necessários. Se lançamos um álbum ou um filme, queremos que as pessoas o ouçam, e assistam. Então é uma questão de responsabilidade. E às vezes encontramos pessoas gentis com quem queremos ter um bom bate-papo. É uma coisa boa em um dia. É como alguém que alguém sorri para você na rua.

Em uma entrevista, há temas não podem ser discutidos com você?
Você pode me perguntar o que quiser, e eu vou te responder o que eu quero. É fácil…

Qual foi o desafio para este novo álbum, Love Songs?
Eu não diria que foi um desafio, mas um desejo. No início, a minha gravadora pediu novas músicas. Mas eu não queria estar sob uma única assinatura. Eu só estava procurando “A” música. E Benjamin Biolay me enviou um bando de oito músicas em uma única vez, e foi incrível. Eu tive que me sentar… o talento do Benjamin é incrível. Além disso, nós temos gostos muito parecidos na música. Nós concordávamos o tempo todo.

Você já trabalhou com grandes nomes ao longo de sua carreira. Como se passa suas colaborações: você é escolhida ou você escolhe?
Na música, eu posso dizer que eu escolho. Mas, você sabe, você pode sentir se alguém quer trabalhar com você, isso lhe dá asas. No cinema, é o contrário: eu sou escolhida.

Eu li que você só sentiu legítima no cinema quando gravou “Como Arrasar um Coração”. Por quê?
Por um longo tempo, eu não filmei vários filmes. Eu fiz um filme, e eu poderia ficar sem filmar nenhum por vários anos. Então, toda vez que eu filmava um filme, senti-me como se fosse o meu primeiro filme, como se eu tivesse que reaprender tudo. Mas depois de “Como Arrasar um Coração”, eu filmei vários filmes no mesmo ano, e as coisas mudaram.

Na música, você se sente legítima?
Eu sou um artista mais do que qualquer outra coisa, mas no meu registro, e no que eu posso fazer, sinto-me legítima. Claro, eu gostaria de ser autor, compositor, e fazer os arranjos. Mas é assim, eu sou uma artista. Mas eu também amo a ser dirigida pelos outros. Isso é algo que me alimenta muito. Podemos deixar longe nosso próprio mundo, isso faz viajar.

Qual é o fio condutor de sua vida artística?
Vibração. Mesmo se eu trabalhar com moda, me sinto ainda mais como intérprete do que o habitual. Quando eu trabalho sob a direção de Karl Lagerfeld e sua fantástica equipe, eu sinto vibrações também. Que luxo de trabalhar assim!

Você se considera como uma cantora popular?
Sim, por força da coisas. Nós todos esperamos fazer algo que pode ser compartilhado e apreciado. Caso contrário, algo está faltando! (Risos) Mesmo que eu não produza hits – exceto Joe le Taxi – e se minhas músicas não são transmitidos no rádio várias vezes, eu canto música pop francesa. Então, eu sou uma cantora (pop)ular.

Mas faz muito tempo que você vive no exterior. As pessoas podem sentir uma distância…
Eu não vivo no exterior o tempo todo, mas eu nunca passei mais de três meses sem voltar para Paris, caso contrário meu coração morre. Eu preciso da França. E isso com certeza ajuda a ter vários trabalhos – atriz, cantora, modelo… – porque você não pode me colocar em uma caixa tão facilmente.

Você ainda precisa provar coisas para si mesma?
Eu não usaria a palavra “provar”. Você sabe que, neste trabalho, nós sempre temos que começar tudo de novo. Não é porque você já conheçe que tudo está ganho. Em nosso trabalho, não há desculpa. Não devemos estar doente ou triste, absolutamente nada… Devemos cantar assim que nós estamos no palco. Eu gostaria de fazer teatro, por exemplo. Mas não para provar algo para mim mesma. Só por fazer, e bem.

Qual período você representa?
Eu represento uma série de períodos! Que dizer, isso soa “vovó”, mas eu já até participei de um programa de televisão de Maritie e Gilbert Carpentier na década de oitenta! (Risos) E, um dia, alguém me disse: “Você é uma cantora dos anos oitenta”. Isso me magoou, mas ao mesmo tempo, é verdade. Eu era muito jovem, mas eu estava lá. Houve este período e os anos 2000, depois. E eu tenho sorte que isso ainda continua.

O que você acha sobre o mundo de hoje?
Eu não canto canções políticas ou ativistas. Isso não é algo que eu faria muito bem. Eu não saberia como defendê-las. Eu não sei como falar sobre uma causa ou motivar as pessoas. Eu prefiro usar minhas mãos e minha voz. Então, não tenho nenhuma carreira política à minha frente…

Você tem uma vida muito privilegiada. Você se sente desconectada da realidade?
É verdade, eu tenho uma vida muito privilegiada. Nunca me faltou nada. Eu não sei o que é isso. Mas desconectada, não. Estar envolvida, é outra coisa. É verdade que eu não tenho certeza disso realmente. É sempre difícil vencer na vida.

Você está satisfeita com o lugar que você tem hoje?
Sim, muito satisfeita Mesmo que eu não saiba exatamente o que é esse lugar, e eu mudo o tempo todo por causa do meu trabalho. Mas pouco importa. Acho que as pessoas não se preocupam, creio eu, com o lugar que eu pertenço.

Às vezes você imagina se tivesse tido uma outra vida?
Eu não tive tempo de me perguntar isso. Quando eu tinha 12 anos, eu já estava no estúdio do Franck Langolff, fiquei maravilhada pelo lugar, o talento dos músicos. Quando eu tinha 5 anos de idade, eu me apaixonei pelos musicais. Eu queria cantar, dançar, atuar… que trabalho poderia agrupar todas essas coisas? Ou então, eu teria gostado de ser uma acrobata ou exercer um trabalho manual: pintura, trabalho de madeira, barro…

Você tem consciência de que se tornou um ícone?
Obviamente, eu estou na vida cotidiana das pessoas por tanto tempo, passamos por décadas juntos! As pessoas me viram como uma adolescente, jovem e mulher… Eu sou “pontos de referência” para o público. E nem sempre se referem ao que eu faço na minha vida artística. Mas isso é muito lisonjeiro. Mesmo que, como no amor, nós preferimos ser amados com um amor que te queima do que como um hábito.

Eu li que você disse: “Para as pessoas, eu era como um “macaco amestrado”, que se tornou um ícone”
É verdade, isso foi extremo. Tudo mudou para mim quando eu filmei “Noce Blanche”. Depois de um início tão violento, tendo tanta bondade e amor hoje, isso não é banal. Quanto à palavra “ícone”, não sou eu que uso, são os jornalistas. Mas se isso quer dizer que eu inspiro as pessoas, é muito agradável.

Mas como os ícones envelhecem?
Ícones não se movem, eu que amo tanto me mover! Eles ficam dentro de sua moldura de madeira, e o tempo não passa mais. Quanto a mim, isso não vai acontecer assim. Ou então, eu tenho que morrer agora! (Risos) Não, não escreva isso, meus pais vão ficar com medo…

Tradução por: Aline

Deixe um comentário

