Entrevista para o jornal “La Voix du Nord”

Ontem (1/12) saiu uma entrevista no site jornal La Voix du Nord, sobre o concerto de Vanessa em Lille no próximo dia 13 de dezembro. E hoje no jornal Direct Matin de Lille saiu uma pequena parte da entrevista. Confira abaixo a tradução na íntegra!

direclille

Direct Matin, Lille – 02/12

Vanessa Paradis no Zénith de Lille: « É sublime de ver as canções ganharem vida »
Seis anos após a turnê “Divinidylle” com -M -, Vanessa Paradis leva o seu sexto álbum, “Love Songs”, publicado em maio, para as estradas. A turnê que passa pelo Zenith de Lille e por isso oferece um companheiro de escolha, o ourive do álbum e de todos os arranjos ao vivo da turnê: Benjamin Biolay.

No lançamento do álbum e pensando na turnê futura, você nos disse que procurava um equilíbrio entre acústico e elétrico, você o encontrou?
Um concerto elétrico e acústico concerto, é muito diferente de um ponto cênico. Há dois anos, eu fiz uma turnê acústica com Albin de la Simone, e eu amei a beleza da concentração em torno da música. Eu procuro essa mesma escuta para a mesma versão elétrica. Eu não estou na demonstração do show… Mesmo que eu adore ver todos os outros! Mas para mim, não é a minha praia. Eu quero momentos íntimos, mas colorido. As pessoas precisam de tempo e espaço para entrar na música, você tem que os escolher…

Um concerto é cerca de vinte e cinco músicas, como construir um espetáculo quando o último álbum já tem sozinho vinte músicas?
E há mais uma músicas, a escolha é mais difícil , é claro. Há um equilíbrio entre as antigas e as novas. Nas antigas, há o óbvio, essas que dão tanto prazer as pessoas… E à mim também! O equilíbrio é encontrado desde desde o início da turnê e a set-list não mudou, sendo que geralmente é ajustado depois de algumas datas. Este é um bom sinal!

A cena é um barômetro para as novas músicas, para ver quais o público conhece, aqueles que eles preferem… Será vai haver reações que vai lhe surpreender?
A surpresa é que o álbum foi lançado há alguns meses e eu vejo que as pessoas conhecem as canções. Isso, isso me dá asas!

Quem é seu público hoje?
É muito misturado, há aqueles que me seguem desde o início… e agora vêm com seus filhos. Os recém-chegados sobre os álbuns mais recentes… E existem aqueles que vêm para acompanhar e que são pegos… Há um pouco de todas as idades.

A presença de Benjamin Biolay, que escreveu uma parte das músicas do álbum e o produziu, ao seu lado, era uma evidência?
Evidência? Ah, não, não. Em vez disso , é um dom precioso! Tudo o que ele traz… Ele fez todos os arranjos para o palco, incluindo as músicas antigas, o que ajuda a dar uma boa consistência… E ele toca piano, violino, trombone, guitarra… onde você encontraria isto? Há cinco músicos no palco, e graças a ele, parece que muito mais.

Você tem o ar de que você se sente bem no palco…
Sim, é a única vez que estamos todos juntos, ao mesmo tempo, no mesmo lugar, vestidos de luz, no calor e energia, este é um momento tão vivo, feliz… um momento de fuga. E eu que sempre procuro as vibrações, eu estou servida! Há tanto a vibração do palco e as da sala (do público) que se misturam. E é tão sublime de ver as canções ganharem vida no rosto das pessoa , de ver como elas lhes fazem bem… Por exemplo, ver um casal se beijando em uma de minhas baladas … me deixa feliz. E então, de repente as canções existem.

Como atriz , se você se sente tão bem no palco, isso deve fazer você querer fazer teatro , não?
Não é de todo evidentemente. Eu acho. Mas no teatro não há espaço para erros… E no palco, sem a música , eu acho que eu teria muito medo do silêncio.

Quais são seus planos depois da turnê?
No início do ano, eu vou filmar um filme sob a direção de Cecilia Rouaud, com quem eu já tinha trabalhado em “Je ne me suis fait tout petit”. Chama-se “Le Sphinx” (A Esfinge).

Um comentário sobre “Entrevista para o jornal “La Voix du Nord”

Deixe um comentário

